Pesquisar este blog

domingo, 17 de fevereiro de 2008

FAMÍLIA TARDOQUE, VILA UNIÃO - SP (1948)

Foto 1 - A família com "vestes boas" para a fotografia, era hábito comum implementado pelas famílias burguesas da Europa no século XIX, estendendo-se as demais camadas da sociedade, tornando-se um "padrão" de registro da parentela reunida. Esta foto, tirada aproximadamente entre 1948 e 1949, constitui basicamente o núcleo da Família Tardoque, com o patriarca Júlio [1], ao centro, então residente na Vila União [2], atual distrito de União Paulista, no no interior de São Paulo. (Foto digitalizada da original do acervo pessoal da Sra. Ana Tardoque Narvaes).
Foto 2 - Esta foto provavelmente foi tirada no mesmo dia que a anterior (foto 1). Da esquerda para a direita: Jaci, Dona Olívia (José, no colo) e Aladino Júlio, sentado ao seu lado. Atrás dele, Sr. Antonio, Luiza e Antonio Oiel (Tunim). (Foto digitalizada de cópia ampliada da original do acervo pessoal da Tia Luíza).

Orientações:
- Clique nas fotos para ampliá-las na tela de seu computador.

- Se reconhecer pais, tios e avos nas fotos, indique e faça comentários.


[1] Julio e Maria estão sepultados em Nipoã - SP. Júlio faleceu esfaqueado por um amigo, em um baile em Vila União, entre 1948 ou 1949, após tentar separar uma briga, segurando-o por trás, sendo confundido com um agressor. O golpe foi certeira em seu coração. Maria Braguieri faleceu dormindo em sua cama, no sítio dos Tardoque, em Vila União, e dizem os parentes que não tinha um fio de cabelo branco e nenhuma ruga em seu rosto quando morreu. Parte do sítio ainda pertence aos descendentes e viúva de Domingos Tardoque, que aparece na foto, porém lá não existe mais nenhum pé de café. (Colaboração de Jaime Gimenes)

[2] Em 1924, as terras da região começaram a ser ocupadas pela família do mineiro Martiniano Antônio Rodrigues (de origem portuguesa). Quatro anos depois, surgiu um povoado com o nome de União, pela solidariedade de seus pioneiros. Em 1964, virou cidade e tornou-se União Paulista. Informação disponível como suplemento especial da Revista Já, do Jornal Diário Popular, como o título São Paulo de A a Z – A história resumida e a origem dos nomes de todos os municípios paulistas. Publicado em 5 jul 1998. p.24 

4 comentários:

Gabiruu disse...

cara!!
simplesmente sensacional
essa sua iniciativa de resgatar a história
dessa família que é um orgulho!
parabèns de verdade!!
se cuida!!

abraçoss!!

Anônimo disse...

Driiiii!!
ameeeeeeei o blog..
ficou óotimoo!

Anônimo disse...

Poxa muuito legal esse site, assim pesso saber melhor dos meu antepassados =D
Meu avô Armando ta na foto 1 ele era mulequinho.
Vila União ou União Paulista passava o ano novo lá.

Fernanda Passos disse...

Sou neta do Domingos Tardoque, minha avó ainda mora lá em União Paulista e minhas tias tb! Adorei sua iniciativa.

Qual das derivações do sobrenome citadas abaixo é a sua (ou de sua família próxima)?

MÚSICA - RÁDIO JAMENDO